Header Ads

Empreendedorismo na Prática 01 - Foco: o ingrediente mágico do empreendedor


Hoje iniciamos uma série chamada Empreendedorimo na prática onde vamos estar compartilhando o dia-a-dia de uma empresa de tecnologia, mas acreditamos que estes relatos poderão ser úteis para qualquer tipo de empresa.
Todo empreendedor tem que obrigatoriamente pelo menos uma vez na vida se perguntar: "Estou no rumo certo no meu negócio ?"
Esta pergunta ao ser feita vai gerar uma reflexão e o resultado desta reflexão pode determinar se você está rumando ao sucesso ou rumando ao fracasso.
Muitas e muitas empresas entram em falência, muitos e muitos negócios não dão certo porque o empreendedor estão tão "desfocado" com o objetivo da sua empresa, sejam por motivos diretos (como problemas de gestão de pessoas, problemas com clientes e fornecedores, saúde finânceira da empresa) ou indiretos (como problemas pessoais e familiares) que fica impossível para ele parar e fazer esta relfexão, mas ela é necessária ! e digo mais: ela é fundamental !.
Aqui na ProfessionalIT, por sermos uma empresa de tecnologia(onde tudo muda a uma velocidade incrível ) invariavelmente realizamos esta reflexão anualmente, seja para o alinhamento das metas do próximo ano ou seja para se adequar as novas demandas tecnológicas e ao realizarmos a nossa última reflexão nos deparamos com o seguinte raciocínio:
- Rumo tem a ver com direção e foco. Estamos focados enquanto empresa ? vale a pena atingir um leque maior de serviços ou ser específico em um segmento ? vale a pena ser uma empresa prestadora de serviços ou produzir software ?
Claro que estas questões são muito específicas para cada negócio e formuladas de acordo com a realidade/necessidade/maturidade da empresa mas elas são tão importantes, tão fundamentais que as respostas chegam as raizes da existência de um negócio e o resultado desta nossa reflexão foi revelador: - Não estamos focados !
No próximo capítulo.....Qual o objetivo de ter uma empresa ?

Nenhum comentário