Header Ads

Empreendedorismo na Prática 02 - Qual o objetivo de ter uma empresa ?

No episódio anterior falamos que não estamos focados, mas...no que deveríamos estar focados ? e indo mais além...Por que a nossa empresa existe ?
Para responder estas questões que toda empresa já deveria ter as respostas na ponta da língua, mas infelizmente muitas não tem...vamos fazer uma análise da nossa cultura empreendedora.
O Brasileiro tem a maldita mania do improviso !, ele geralmente compra a geladeira e não lê o manual, compra o novo smartphone e não lê ao menos o help de como funciona aquela aplicação que ele esta super curioso para ver como é que é de tanto que ele ouviu os seus colegas comentarem e se dá alguma coisa errada nas primeiras tentativas de utilizá-la ele esbraveja e diz: - Este programinha é uma bosta !. Depois de várias tentativas ele consegue entender como funciona e dai diz: - Poxa ! mas é show esse programinha !
Esse comportamento está impregnado na nossa cultura no famoso bordão: "Jeitinho Brasileiro" e partindo para o foco da questão do nosso post me atrevo seguramente a dizer que: - Muitas empresas existem e sobrevivem na base do improviso ! e faço esta colocação porque nestes últimos 15 anos tenho presenciado muito disso, onde por exemplo, informatizar a empresa é questão obrigatória, porque o concorrente também tem, em vez de ser uma questão estratégica (mas eles nem sabem o que é isso estratégia), ou seja, improviso é antagônico a palavra "preparo".
É mais comum do que se possa parecer o vizinho abrir uma mercearia porque viu o outro vizinho abrir a mercearia dele e ter um relativo sucesso, é muito comum um irmão/primo/sobrinho (substitua pelo parentesco que quiser) querer trabalhar com informática porque viu o parente comprando um carro novo e estar indo bem na sua vida profissional, é triste mas é o fato é que o brasileiro é invejoso ! e isto para mim não é empreendedorismo !
A grande verdade é que TODA (sem exceção) empresa deveria iniciar a sua concepção com a seguinte pergunta:
- Por que devo abrir uma empresa ?
A reflexão sobre esta pergunta vai te mostrar que se a tua vocação empreendedora for verdadeira a última(e não a primeira como geralmente é !) das respostas vai ser:
- E lógico ganhar dinheiro !.
Quando fizemos esta pergunta aqui na ProfessionalIT a resposta foi grande por que na verdade "ganhar dinheiro" é apenas a consequência do teu trabalho.
Siga essas dicas e tenho certeza que que alcançará o sucesso:
  • Inicie uma empresa para resolver os problemas do teu cliente.
  • Inicie uma empresa para colocar o teu cliente à frente da concorrência, para ajudá-lo a resolver um problema que ele não consegue resolver sozinho.
  • Entenda a "cadeia produtiva" e veja onde a tua empresa se "encaixa" nesta cadeia.
  • Seja uma solução com teu produto.
  • Seja uma solução com o teu serviço.
  • Deixe o teu cliente confiante e convicto que a tua empresa é "o parceiro" dele e de que ambos estão jogando para o mesmo lado.
  • Inove, surpreenda, pense como um cliente do teu cliente e veja onde o teu produto/serviço ajudaria o teu cliente ter uma imagem mais positiva no mercado e eu te garanto: Dinheiro não vai faltar para a tua empresa.
Uma curiosidade para quem é do setor de tecnologia: Nascem milhares de bons softwares e morrem milhares de bons softwares por dia, simplesmente porque os programadores não conseguem entender o que acontece que ninguém usa os seus programas. E a resposta é a mais óbvia impossível:
- Tu usuarias o teu software ? para o que ?
Então passo a pergunta para ti leitor:
- Tu usuarias o teu produto / o teu serviço ? por que ?

Um comentário: